Fique a conhecer algumas espécies de hamster comuns em todo o mundo!
Existem imensas espécies de hamsters, mas neste artigo iremos apenas abordar as 5 espécies que podem ser adotadas como animais de estimação.
As bochechas são absurdamente flexivéis! São tão flexíveis que chegam a ficar até três vezes maiores do que o tamanho de um hamster.
O seu tempo médio de vida é de dois anos sem acasalamento, contudo alguns podem viver até três ou quatro anos, dependendo da espécie.
Os hamsters possuem grandes dentes incisivos que estão em constante crescimento e, por isso, necessitam de roer para evitar que cresçam demais. São animais noturnos, que dormem durante o dia quente e ficam acordados à noite quando está mais frio. Eles veem muito mal, mas têm um olfato muito apurado e uma excelente audição. Muitas espécies de hamsters têm as bochechas dilatáveis, ou seja, têm bochechas que aumentam de tamanho, onde eles podem guardar comida e/ou substrato, para colocar guardado nas suas tocas, mais tarde.
Existem diferentes espécies de hamsters espalhados por todo o mundo e muitos deles habitam regiões semidesertas. No entanto, iremos abordar apenas 5 espécies mais conhecidas.
Hamster Dourado - Sírio
Os hamsters sírios são brincalhões e dóceis. Na natureza percorrem vários quilómetros à procura de alimento, guardam dentro das bochechas e levam para a sua toca, para comer durante o dia, que é quando são mais inativos.
Preferem viver de forma solitária e independente. São animais noturnos, portanto as suas atividades começam normalmente à noite, e terminam no início da manhã. Dois animais adultos não devem ser mantidos juntos, porque irão disputar por alimento e território, não interessa se são dois machos, duas fêmeas ou um casal, pois estes hamsters vão sempre lutar e um deles poderá acabar por morrer.
Hamster Anão Russo
(Phodopus campbelli)
Os anões russos são inteligentes e rápidos e que, ao contrário do hamster sírio, são bastante ativos. Tendem a criar uma rotina onde acordam no mesmo horário para comer, fazer exercícios, brincar e explorar. São mais pequenos que os sírios, medindo até 12cm. As patas são peludas e têm uma variedade grande de cores. Dependendo das condições de ambiente e alimentação podem chegar a viver entre dois a três anos. São muito sociáveis e como tal, é recomendável que vivam aos pares ou num pequeno grupo.
Hamster Winter White
(Phodopus sungorus)
É um hamster muito parecido ao anão russo, no entanto, no inverno, a pelagem deste hamster tende a ficar branca por causa da baixa incidência de raios de luz. É por causa do processo de mudança de cor, que esta espécie é chamada de "winter white". Este pequenote atinge os 9cm de comprimento.
Hamster Chinês
O hamster chinês pode medir de 7.5cm a 9cm de comprimento e vivem em média 2 a 3 anos. São animais sociáveis e que podem viver em comunidade. O hamster chinês tem corpo comprido e fino e uma pequena cauda, sendo muito parecido com os ratos comuns.
Hamster Roborovski
(Phodopus roborovski)
Este hamster é o mais pequeno e o mais veloz de todos os hamsters. As características que distinguem os Roborovskis dos outros hamsters, são a parte branca que eles têm no lugar das sobrancelhas e a falta de listas no dorso que geralmente se vê nos hamsters anões. Eles vivem em média até três anos e meio de idade. Eles são muito curiosos, mas facilmente se assustam e se intimidam. São sociáveis e quando habituados desde pequenos, dormem juntos num único lugar.
Comments